A IGREJA DEVERIA SER COMPOSTA POR MEMBROS DIFERENTES, NÃO?

Vou começar o artigo com algumas expressões muito corriqueiras no seio maranático:

– “Porque a obra é corpo”;

– “dons fora do corpo não devem ser considerados”;

– “quem se afasta do corpo, está perdido, caído, enfermo”;

– “fulano de tal é um servo, mas só falta vir para a obra/o corpo”;

– “só nós, desta obra, conhecemos bem o que é a doutrina do corpo”;

– “quem não discerne o corpo é refém dele”;

– “o discernimento tem que ser feito no corpo”.

Apostamos agora o nosso texto bíblico base:

Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.
Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.
O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos.

1 Coríntios 12:12-14

Não queremos aqui chover no molhado, tentando indicar o que todo cristão já deva saber, mas é interessante nos atermos ao ensino do que seria verdadeiramente viver na unidade do Corpo de Cristo, que é a Igreja. Sem dúvidas esse texto indica com clareza o que seria o real corpo de Cristo, e se conseguirmos alcançar, de grande valia nos seria.

A primeira pergunta que fazemos é:

O corpo de Cristo seria restrito a uma única denominação eclesiástica?

Esse erro é muito comum para os seguidores do gedeltismo e de alguns outros grupos que se dizem cristãos. Mas esse entendimento cai por terra a partir do momento em que verificamos que, em toda a Bíblia, não há sequer uma evidenciação de um grupo religioso em relação ao outro; muito pelo contrário, sempre quando houve divisão, parecendo ser uma tendência humana, o ensino era para voltar para a unidade.

Ademais, depreende-se do texto citado, mais precisamente do verso 13, que a participação no corpo independe de povos, tradições, línguas, culturas, etc. Essa história portanto de unicidade coincidente com uma placa, um nome, é um absurdo, tal qual fosse o de afirmar que a Cabeça estaria para todos, mas o Seu corpo estaria translocado para um lado apenas. Bizarro seria essa construção, não é mesmo?

Mas, que unidade seria essa então?

Seria a que está descrita no texto abaixo:

Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função,
assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.

Romanos 12:4-5

E de que forma se daria a unidade:

Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.

1 Pedro 3:8

O entendimento é claro, parecendo não conseguir sair da obviedade, mas alguns insistem em confundir. A unidade não reside em uniformidade de entendimento, nem de práticas religiosas, tampouco de origem, cor, raça, tradição, ou qualquer outro tipo de discriminação com relação ao indivíduo. Se ele é lavado e remido no sangue de Cristo, ele foi chamado para ser Igreja, corpo de Cristo, e aprende a viver a unidade desse organismo, esse membro não pode ser limitado por qualquer aspecto físico nem psicológico.

A ênfase de unidade está no modo de pensar, e não no pensamento em si, mas primando pela compassividade e pela fraternidade mútua, com misericórdia e humildade, como diz o texto acima. Também no verso 13 de 1 Cor 12, a unidade é privilégio de todo aquele que “foi dado beber de um único Espírito”.

Ainda no capítulo 12 de 1 Coríntios, o ensino é extremamente clareado. Veja:

Se o pé disser: “Porque não sou mão, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo.
E se o ouvido disser: “Porque não sou olho, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo.
Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade.
Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
Assim, há muitos membros, mas um só corpo.

1 Coríntios 12: 15-20

Aqui o ponto crucial de nosso destaque para o presente artigo: o corpo humano não é composto só de olho, nem só de coração, nem só de joelho, etc. Todos os membros de um organismo humano são fisicamente diferentes, embora haja alguma simetria de lados, mas cada um guarda sua funcionalidade específica, coincidente com suas características naturais. No corpo de Cristo, Igreja, não pode ser diferente: uns são pastores, outros são evangelistas, outros mais agudos, outros mais suaves, delicados, no agir, enfim, cada um é colocado no corpo para exercer a sua funcionalidade. Assim como um coração não pode ser exigido a filtrar o sangue, como o rim o faz, um membro do corpo não pode indicar como um dos membros deveria agir, se Cristo mesmo o gabaritou para determinada função, a qual foi descoberta, e é dadivosamente ofertada em serviço a Ele, que de fato é quem mantem com ajuste fino todo o organismo.

Adaptando também para o assunto gedeltismo, não há como se exigir um comportamento específico para todos. Alguns querem ficar na icm combatendo; outros saem e ficam quietos, buscando exclusivamente seus crescimentos no Evangelho; outros saem e decidem alertar os outros do engano que possam estar vivendo; dentre os que decidem falar da “obra”, alguns escolhem o caminho de menor confronto, diante da resistência dos irmãos de lá; há outros que são um pouco mais ácidos, não porque são impiedosos, mas devido as suas características pessoais. De sorte que todos contribuem para a edificação do corpo adenominacional, que se aproximaria mais do conceito das Escrituras Sagradas, cujo foco é muito além dos vínculos eclesiásticos.
Sigamos na inteligência do capítulo 12 de 1 Coríntios:

O olho não pode dizer à mão: “Não preciso de você! ” Nem a cabeça pode dizer aos pés: “Não preciso de vocês! “
Pelo contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis,
e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial,
enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta,
a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros.
Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.
Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.

1 Coríntios 12:21-27

Claramente, entender e viver corpo de Cristo não é discriminar alguém, nem uma atitude específica, querendo indicar qual seria o/a melhor, dentro do seu ponto de vista, pois o corpo precisa de todos! Não é porque cortamos parte da unha que podemos chegar à conclusão absurda que não precisemos dela! O que deve prevalecer, e que nunca é demais repetir, é o modo de pensar, dado pelo único Espírito. Se assim agirmos, humildemente, retornaremos para a unidade, e consequentemente fortaleceremos o corpo de Cristo.

É bom também que se esclareça que ter unidade no modo de pensar não quer dizer pensar a mesma coisa a respeito de tudo, mas a de colocar o foco no Espírito Santo, o que vale dizer que até mesmo discordando sobre algo, o desfecho é harmônico, pacífico, e consequentemente mais acertado. Perguntas como: O que Cristo faria? O que diz a Bíblia a respeito? também auxiliam no acatamento de posturas. Isso também parece óbvio, mas os grupos, muitas vezes, esquecem de querer conhecer racionalmente qual seja a vontade de Deus, e preferem estabelecer dogmas ou direções a partir do místico ou da invencionice humana, fazendo muitos embarcarem nessa esparrela perigosa, que é a de buscar “verdades” somente em pessoas supostamente dotadas de poderes especiais, podendo ser apelidadas de “ungidos”, “vasos muito usados”, etc.

Uniformidade em entendimento, no modo de agir, no modo de se vestir, no linguajar, rechaçando qualquer atitude contrária ou diferente, como bonecos uniformizados, é um sinal de caminho distante do corpo de Cristo, a nosso ver. Ora, lembremos que um familiar não deixa de pertencer a uma determinada família só porque discorda do modo de agir de ninguém, muito menos pela sua preferência religiosa, não é mesmo? Em outras palavras, viver corpo de Cristo nos parece um exercício de respeito mútuo às diferenças, que muitas vezes, pela lógica, não são entendidos os porquês dos “recrutamentos” de um ou de outro para essa encorporação, chamada Igreja. O interessante é a experiência de perceber que, mesmo cada um tendo o seu jeitinho, Deus chamou para fazer parte do corpo, fazendo com que as diferenças se somem, ao invés de se repulsarem, como peças de um grande quebra-cabeça.

O último ensino do texto bíblico em destaque é sobre a não primazia de nenhum membro em relação ao outro, pois todos têm as suas funções, as mesmas foram estabelecidas por Deus, e todas são igualmente importantes. Vejamos:

Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dom de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas.
São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos o dom de realizar milagres?
Têm todos dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam?
Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente.

1 Coríntios 12:28-31

Que este singelo estudo possa abençoar os irmãos, e que consigamos alcançar, como Igreja, corpo de Cristo, um caminho mais excelente a cada dia.

Graça e Paz de Deus a todos!

Alandati.

Anúncios

2 Respostas para “A IGREJA DEVERIA SER COMPOSTA POR MEMBROS DIFERENTES, NÃO?

  1. Maravilhoso!! ” Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.”

    Amei, somos todos iguais sem divisão ou privilegios.

    a Paz do Senhor, valente!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s