RELATO DO BREVE DIÁLOGO COM O PASTOR FERNANDO ATHAYDE

Bem, muito se especula sobre a saída ou não do pastor Fernando Athayde da icm-pes, e a curiosidade a respeito da definição desse querido pastor é algo inevitável.

Como hoje o nosso blog “diganaoaseita” chegou a uma certa notoriedade, por certo pela continuidade da seriedade demonstrada pelo pioneiro CV, mas com um pequeno diferencial ligado ao humor, gostaria de usar esse espaço para revelar alguns assuntos, que foram objeto de um diálogo entre Alandati e o pastor Fernando Athayde, em atendimento àqueles que aqui buscam informações.

Nada aqui é sigiloso, e a referida conversa ocorreu quando o citado pastor necessitou comparecer na firma onde trabalha Alandati, para resolver um problema.

Alandati não tem qualquer vínculo de amizade com o pastor Fernando Athayde, a não ser o respeito e admiração, compartilhados por muitos que frequentaram ou frequentam a icm, denominação onde o mesmo atua, ou atuou até bem pouco tempo atrás, caso se confirme realmente a sua saída, parecendo ser quase certa.

Bem, faremos então a reconstrução do diálogo, buscando sempre fidelidade ao que foi declarado por cada um, e esclarecendo mais uma vez, para não restar nenhuma dificuldade, que Alandati foi interlocutor da conversa, e não estaria descumprindo nenhuma recomendação jurídica a respeito do conteúdo da mesma, mesmo porque não há nada comprometedor que não possa ser dito, muito ao contrário, boas conclusões podemos chegar a respeito da pessoa do tão amado pastor Athayde.

Esclareço de antemão, que quem esperar nesse diálogo alguma declaração específica sobre a definição de saída do pastor em comento, pode se decepcionar, pois o encontro foi muito breve, e o tempo era exíguo. Mas, de qualquer forma, as falas do pastor Fernando são interessantes, sobretudo vindas de alguém como ele, conhecedor profundo das Escrituras, e além disso, pastor de verdade, conforme as recomendações bíblicas.

Passemos ao diálogo, que ocorreu em meados do ano de 2012:

Alandati: “pastor Fernando Athayde, eu fui “obreiro” da maranata, mas me retirei, e eu gostaria de te fazer uma pergunta: o que está acontecendo com essa denominação?”

Pr. Fernando Athayde: “Bem, o que está acontecendo com a maranata é algo que está se repetindo em todas as igrejas cristãs, e se refere a um câncer de todas as igrejas, chamado “dízimo”! O dízimo, no Novo Testamento, não é bíblico! O dízimo era a décima parte da colheita, oferecida pelo povo de Israel, aos levitas, que serviam no templo, e exatamente por terem dedicação exclusiva, não podiam auferir ganhos para sustento em outro lugar, carecendo portanto de serem mantidos pelo povo. Então, dizer que alguém tem que contribuir obrigatoriamente com o dízimo, no NT, é descabido, mesmo porque dízimo nunca foi dez por cento sobre dinheiro, e sim sobre mantimento!”.

Alandati: “Interessante! Pastor, o senhor tem tanto conhecimento bíblico, fala bem, tem boa didática, por que não estaria mais dando aula no maanaim?”

Pr. Fernando Athayde: “A maranata perdeu o seu rumo desde 1992, quando se preocupou muito mais em crescer do que com o ensino puramente bíblico. Nos seminários, queriam desde essa época, mestres que repetissem o que eles mandavam, e eu queria ensinar Bíblia. Como eu não me adequei àquilo que eles queriam, eu fui colocado de escanteio. Eu sempre tentei alertar do equívoco quanto ao rumo que estavam tomando, mas nunca quiseram me ouvir”.

Alandati: “Mas, o senhor continuou pastor, só deixou de dar aula no maanaim, não é?”

Pr. Fernando Athayde: “Sim. Depois disso, além de continuar atuando como pastor, cuidando do rebanho e da pregação da Palavra da Verdade, eu fui ainda para os Estados Unidos, onde dava assistência. Os cultos lá estavam bons, e a congregação estava crescendo. Quando me tiraram de lá também, eu havia deixado mais de quatrocentas pessoas. Hoje, eu sei que lá, onde eu assitia, não tem mais do que quatro. Todo mundo saiu!”.

O pastor Fernando já havia resolvido seu problema ali naquela sala, onde estávamos, e já levantava, quando fiz a última pergunta, aquela que todos gostariam de fazer.

Alandati: “Pastor, após me falar isso tudo, a pergunta que não quer calar é: por que o senhor não sai?”

Pr. Fernando Athayde: “Bem, o motivo principal é que eu sou um exemplo dentro da maranata, e se eu declarar uma saída, eu vou levar muita gente junto comigo, e isso pode não ser muito bom, a partir do momento em que essas pessoas podem ficar fortemente abaladas e totalmente desestruturadas.”. 

Aí, encerrou-se o diálogo, mas antes foram ditas algumas coisas curiosas sobre uma face humorística do pastor Fernando, pois ele fez imitações, inclusive a do ex-presidente Lula, contou piadas, ou seja, divertiu aquele local com a sua gentil presença.

Bem, era isso que eu gostaria de compartilhar com os irmãos, desse privilégio de ter mantido esse contado com o amado pastor Fernando Athayde, mas ressaltando um fato cruel: se ele não queria sair espontaneamente, para que as ovelhas não fossem abaladas, infelizmente, esse desfecho pode ter ocorrido da pior maneira possível, quando, após declarar tudo que sabia junto aos órgãos oficiais, a respeito dos bastidores da obra, esteve doente, não necessariamente um em consequência do outro, mas enquanto no hospital, foi largado pelos líderes da denominação a qual pertencia.

Ainda no hospital, sofreu afronta de dois meias-solas que lá compareceram, a mando do chefe.

E por fim, após ser operado, e estar convalescido, recebeu de brinde, da obra, inteiramente grátis, sem pagar nada, conforme OSINHORREVELÔ, um processo nas costas.

Cruelmente, o efeito que tanto o pastor Athayde tentou evitar, que era a desestabilização pela sua provável saída, concretizou-se da pior maneira possível, visto que o homem de Deus foi expurgado pelos da cúpula da denominação, destituídos pela justiça, diga-se de passagem, simplesmente porque queria ensinar a todos como viver pautados na Palavra e primou pela Verdade, que é o cerne das Escrituras Sagradas!

Temos então dois pólos extremos:

“Porque levantarei nesta terra um pastor que não se preocupará com as ovelhas perdidas, nem procurará a que está solta, nem curará as machucadas, nem alimentará as sadias, mas comerá a carne das ovelhas mais gordas, arrancando as suas patas.

Ai do pastor imprestável, que abandona o rebanho! Que a espada fira o seu braço e fure o seu olho direito! Que o seu braço seque completamente, e fique totalmente cego o seu olho direito!” 

 

Zacarias 11:16-17

“Que o teu amor alcance-me, Senhor, e a tua salvação, segundo a tua promessa; 

então responderei aos que me afrontam, pois confio na tua palavra. 

Jamais tires da minha boca a palavra da verdade, pois nas tuas ordenanças depositei a minha esperança.”

Salmos 119:41-43

De qual lado você está?

Eu já escolhi o meu, e é o do segundo relato bíblico, o mesmo escolhido pelo nosso amado pastor Fernando Athayde.

Sê forte, pastor Athayde! É maior O que está contigo!

Paz e Graça,

Alandati.

17 Respostas para “RELATO DO BREVE DIÁLOGO COM O PASTOR FERNANDO ATHAYDE

  1. Pingback: igreja maranata – o efeito que tanto o pastor Athayde tentou evitar, que era a desestabilização pela sua provável saída, concretizou-se da pior maneira possível, visto que o homem de Deus foi expurgado pelos da cúpula da denominação, destitu·

  2. Pingback: igreja maranata – o efeito que tanto o pastor Athayde tentou evitar, que era a desestabilização pela sua provável saída, concretizou-se da pior maneira possível, visto que o homem de Deus foi expurgado pelos da cúpula da denominação, destitu·

  3. Pingback: igreja maranata – o efeito que tanto o pastor Athayde tentou evitar, que era a desestabilização pela sua provável saída, concretizou-se da pior maneira possível, visto que o homem de Deus foi expurgado pelos da cúpula da denominação, destitu·

    • Irmão charles quando eu ainda estava na seita,pelo que eu sei o pastor Athaíde ficou um tempo nos EUA para fazer uma especialização na área médica,um abraço fraternal

  4. amado irmão Alandati, apdSJC, eu ouvi muitas pregações do sr Fernando Athaide e devo mencionar que quando estava na icm me impressionei pela forma em que ele folhava a biblia nas suas pregações e o que ele pregava parecia ter sentido biblico. Hoje que sai da icm e com muito mais conhecimento biblico fui ouvir mais uma vez uma de suas pregrações sobre os filhos de Eli e confesso que fiquei admirado, ali só se falava de obra, obra, obra, obra era uma autentica lavagem cerebral. Agora a coisa de dizer que fiquei no ninho sujo por causa dos outros, porque tenho muitos admiradores e bla, bla, bla, me perdoem mas isso é coisa mais sem sentido que li, sem querer julgar ou especular as suas razões, estou so falando daquilo que li. O apostolo Paulo provavelmente tbem tinha muitos admiradores judaicos, mas quando o Sr Jesus lhe chamou, ele tomou a decisão e seguiu, não voltou pro ninho sujo, foi HOMEM e acatou com as consequencias, pois mais vale uma tomada de desição contra as ondas sabendo que é certo do que a fovor delas sabendo que é errado e ainda põe a culpa nas pessoas (transferencia de responsablidade), “tive que ficar por causa das ovelhas para elas não ficarem desestruturadas (isso é de loucos)”, a estrutura que a icm oferecia e oferece não era e não é nem biblica, nem provinha de Deus. Sê sincero e assume que errou, que ficou la porque lhe convinha, que era a vaidade por ter admiradores, por ser achado um dos pastores mais queridos, etc, etc, mas por a culpa no que as pessoas haveriam de pensar nem sequer é biblico, mas sim um comportamento real de um maranata.
    fico feliz por ele ter saido e enfim tomado a decisão correta e que Deus lhe abençõe, lhe dando mais conhecimento da sua palavra.

    ” o Ressuscitado” Herley Lopes

    • Amado Herley Lopes, Paz e Graça!
      Como sempre, as tuas ponderações são muito pertinentes.
      Quando eu criei o presente artigo, eu fiz questão de suprimir as minhas impressões pessoais, mas elas existem. Você há de convir que, entre ouvir ou ler um registro de um diálogo e efetivamente participar dele existe uma diferença muitíssimo grande, não é mesmo?
      Tuas considerações são muito inteligentes e coerentes.
      E a única coisa que posso dizer sobre o assunto, mesmo no estágio de profundidade em que todos se encontram, por motivo de amar e desejar o melhor, é que “o gedeltismo traiu a todos, e criou muitos mitos, além de deixar diversas sequelas nos que um dia por lá pisaram, ou melhor, foram “pisados” pelo pes!”
      Muitos não têm ideia do mal que fazem a si mesmos em permanecer mergulhados nesse sistema maligno, denominado gedeltismo!
      Que Deus possa abrir os olhos dos nossos queridos irmãos, o quanto antes!
      Fique em Paz, amado!
      Não suma! Precisamos das tuas colaborações.
      Alandati.

  5. O homem cai quando se acha imprescindível e insubstituível, um sai e o Senhor levanta muito mais, admirei o Athayde enquanto vaso nas mãos de Deus, o homem passa e a Obra permanece!

    • Publiquei o teu comentário, pois achei que poderia estar se referindo à Obra de Deus, com maiúsculo, a qual tu deverias defender, e não prosélitos.
      Eu detecto que não passas de uma mente formatada, que não sabe construir um só contra-argumento aos artigos, mas tão somente atacar as pessoas.
      Vá se converter, querido(a), pois a denominação em que se encontra está cada vez mais afastada da verdade, e você escolhe essa faceta de Jesus, para tentar destilar o ódio. Faça isso nos seminários da obra! Lá é o lugar para isso!
      Meias-verdades ou mentiras inteiras seria um nick mais apropriado para quem gosta de viver em um lugar mergulhado na falta de transparência, para não dizer outras coisas…
      Cada um tem o governo que merece!
      Fique em Paz!
      Alandati.
      PS: quebrei o teu galho e mantive essa postagem de lambuja, mesmo que não consiga esboçar uma capacidade argumentativa dentro do razoável. As outras foram para lixeira, porque de nada se aproveitam.

  6. Meu amado irmao Alandati, existem pessoas que assumem o nome Verdade como o seu Nickname, mas na realidade deveriam se chamar “ponto de vista deturpado” isso sim caberia melhor no autor desse comentario. Mais um que tem a sua cosmo visao bloqueada pela aparencia gedeltiana. a Paz amado, Herley Lopes

    • clezio,

      Publiquei teu questionamento, e aguardei alguém se manifestar a respeito de Fernando Athayde, mas não houve resposta.

      Sinceramente, como disse no artigo, não sou próximo do citado pastor, embora conheça alguns que sejam, motivo que me impede de responder a tua pergunta.

      O fato mais recente que envolveu o pastor Fernando foi quando o mesmo foi alvo de processo judicial, ingressado pelo pes na justiça capixaba. Nós abordamos o assunto em: https://diganaoaseita.wordpress.com/2013/02/23/o-perigo-maior-na-obra-e-o-fogo-amigo/.

      Na mesma época do processo, meses antes ou depois, o pastor, que se encontrava debilitado devido à cirurgia cardíaca, ainda no leito do hospital, foi “visitado” por agentes do pes, e o fato contribuiu para a expedição de mandado de prisão para os envolvidos, dentre outros que foram para o chilindró por motivos similares, mas em face de outras “vítimas”.

      Sobre o posicionamento real de Fernando Athayde, decidindo entre permanecer ou se evadir da “obra”, ao que tomamos conhecimento até o dia de hoje, não foi oficializado.

      Graça e Paz de Deus!

      Alandati.

    • Caro Bruno,

      Ouvi de mais de uma pessoa que Fernando Athayde está frequentando uma denominação na Grande Vitória, mas não saberia informar qual precisamente. Também não saberia informar se o mesmo atue como pastor na nova instituição que participe, embora tenha conhecimento que o mesmo esteja sendo usado na ministração de mensagem bíblica.

      Se alguém aqui puder prestar mais informações a respeito, agradecemos.

      Desculpa por não pode ajudar mais.

      Graça e Paz!

  7. Fico super triste agora sabendo da saída do pastor F.A. pois recebi muitas bençãos de Deus ouvindo a mensagem dele……,ele é muito usado por Deus nas mensagens,em tudo o que ele faz pela obra de Deus, grande abraço nele.saudades PTR F.A.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s